Novidades
segunda, 19 de setembro de 2016

Informes Ambientais

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO

 
Este dia foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para celebrar a disponibilidade deste valioso recurso natural, assim como sensibilizar a todos sobre a sua importância, já que ela é essencial para a vida de todo o nosso planeta!
 
A criação dos dias comemorativos sempre visa este tipo de objetivo: uma espécie de lembrete sobre o valor e a importância daquilo que é comemorado.
 
Pense no seu aniversário! Nesse dia as atenções se voltam para você e as pessoas lhe rendem homenagens, criando-se assim uma oportunidade de expressar o quanto você é importante.
 
Imagine então como é significativo homenagear a água, um recurso natural essencial à vida de todos nós! Quando a sede se manifesta, percebemos de imediato que não podemos ficar sem água!
 
Nos dias quentes de verão, por exemplo, quando perdemos muita água pelo suor, não dá para resistir mais do que quatro dias sem ela. Após cinco a seis dias é quase impossível, sobrevivermos sem água!
 
Mas, ainda assim, há quem diga que ela está tão presente e é tão abundante na nossa vida que é impossível não reconhecer o seu valor! Afinal, dois terços da composição do Planeta Terra é  constituída de água!
 
Mas não podemos esquecer que pensar na abundancia da água na composição da Terra pode também levar a crer que ela nunca faltará no planeta. Importante lembrar que a água não é distribuída uniformemente na Terra, em toda a sua dimensão. Em algumas áreas geográficas a crise da água já afeta grande parte da população. Que bom seria que em todos os lugares existissem rios imensos como o nosso Rio Amazonas! E que todas as águas disponíveis não estivessem poluídas!
 
Estudos comprovam que apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta encontra-se com características de água potável. Esse é outro fator crítico! Muitas vezes existe água, mas cada vez mais ela requer tratamentos onerosos, de maneira a atingir padrões seguros, recomendados para o consumo.
 
Com tantos problemas associados ao uso da água - poluição, desperdícios, além de outros que nem sempre são percebidos como relacionados à escassez da água, seria mesmo oportuno que todos os dias pudéssemos dedicar mais atenção e respeito a nossa água de cada dia. Afinal, dependemos dela para garantir nossa qualidade de vida e de todos os demais seres que habitam neste imenso planeta!
 
Na verdade, somos seres interdependentes de tudo e de todos. Estamos ligados uns aos outros na GRANDE TEIA DA VIDA e qualquer movimento individual influencia nos demais. Assim, cada gesto em beneficio dos nossos recursos naturais se manifesta, de uma forma ou de outra, nesta GRANDE TEIA!
 
Desta forma, precisamos mesmo é prestar uma eterna homenagem à água, mudando nossa postura e fazendo tudo que possa ser feito para preservá-la para as atuais e futuras gerações!
 
 
 
CONHEÇA A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
 
Divulgado pela ONU no dia 22 de março de 1992, quando foi instituído o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
 
 
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
 
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
 
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
 
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
 
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
 
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
 
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
 
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
 
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
 
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

DICAS SIMPLES QUE PODEM CONTRIBUIR COM OS NOSSOS OBJETIVOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
- Sempre que possível, venha caminhando para EcoHit Wellness Club ou use bicicleta, a qual poderá ser estacionada no nosso bicicletário. Caso precise usar automóveis, busque organizar um grupo de pessoas que possam compartilhar caronas;
 
- Durante o banho e/ou usando as torneiras procure economizar água;
 
- Substitua os copos descartáveis/plásticos por garrafinhas;
 
- Durante suas compras, racionalize o uso de embalagens e de sacolas plásticas. Sempre que puder, leve uma sacola de casa ou use caixas de papelão, que é um material biodegradável;
 
- Procure sempre viabilizar o reuso ou a reciclagem de produtos que você consome contribuindo com a implantação de programas a coleta seletiva ou encaminhando alguns destes resíduos para pontos especiais de recebimento que existem na cidade. Conheça e participe da Coleta Seletiva da EcoHit Wellness Club!
 
- Procure se envolver com as questões da sua comunidade, aliando-se a algum grupo que defenda causas socioambientais, realizando também um tipo de trabalho voluntário. Existe sempre alguém que precisa de seu trabalho e de suas habilidades;
 
Compartilhe ideias associadas à sustentabilidade ambiental e busque colocá-las em prática.

 

A ECOHIT WELLNESS CLUB vem estruturando o seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
 
Esse SGA tem como objetivo planejar e implantar ações com foco na sustentabilidade ambiental, adotando o modelo baseado a NBR-ISO-14001- Sistemas de gestão ambiental - Requisitos e diretrizes para uso.
 
Estamos para isso num processo de criação de um conjunto de documentação de gestão que visa padronizar e controle de qualidade de serviços da empresa, o qual será importante para fins de certificação ambiental no futuro.
 
Acompanhe nas nossas postagens que informam o andamento das nossas ações.
 
Estamos apenas iniciando a nossa caminhada e esperamos contar com todos vocês!

 

Gestão de resíduos: As ações associadas à gestão adequada de resíduos na EcoHit Wellness Club são realizadas em parceria com o VillaVerde Street Mall, a exemplo da coleta seletiva de resíduos os quais são destinados a Coperativas de Catadores de Lauro de Freitas - CAELF.
Fiquem atentos as cores dos coletores e joguem seus resíduos no coletor correto evitando misturá-los, pois isso dificulta o reaproveitamento/reciclagem destes materiais.
 

 

 

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL   

 
A EcoHit Wellness Club vem desenvolvendo um conjunto de ações visando estimular seu clientes, colaboradores e parceiros a realizarem praticas socioambientais condizentes com sua política, missão e visão. 
 
Conheça algumas destas ações:
 
- Trilha Ecológica (30 de julho de 2016);

   Local:   

Antes de percorrerem a trilha os participantes assistiram a uma palestra ambiental que abordou temas gerais, tais como características do ecossistema de restinga, a fauna e flora local, espécies endêmicas, recursos hídricos e a influência das dunas no equilíbrio ambiental. Tudo isso com a finalidade de sensibilizar os participantes sobre a importância de preservar e conservar o valioso ecossistema das dunas. 
 
- Exposições de produtos obtidos por artesãos que aproveitam resíduos como materia prima.
  Esta ação, que é realizada em parceria com o VillaVerde Street Mall, visa prestigiar estes profissionais, visto que eles desempenham um importante papel de reutilizar/reciclar alguns resíduos que podem promover impactos ambientais, a exemplo de plásticos, metais, papéis, papelões e entre outros.
  Alguns deles também utilizam materiais que não impactam de forma significativa ao meio ambiente, tais como couro ecológico, produtos orgânicos, entre outros.
  Adicionalmente, a EcoHit Wellness Club promoverá exposições envolvendo outros artesãos, mesmo aqueles que ainda não utilizam resíduos, como forma de valorizar profissionais que focalizam a arte, cultura, tradições, usando talentos e aptidões próprias.

 

 
Fique atento a nossa programação e participe!  

Você sabia?

O papel toalha/guardanapo/papel higiênico não são vistos como material reciclável, mesmo derivando de papel. Eles foram fabricados no intuito de servir para limpar determinadas superfícies, e esse processo faz com que absorvam substancias que não permitem a reciclagem do material original.
 
Portanto, descarte seu toalha/guardanapo/papel higiênico nas lixeiras orgânicas sem medo!
 

 

Medicamentos vencidos são classificados como resíduos perigosos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), embalagens que têm contato com o medicamento — como blister de comprimidos ou vidro de xarope — não podem ser recicladas. Precisam ter um destino apropriado já que, quando lançados no lixo comum ou descartados em vasos sanitários, eles podem atingir os recursos hídricos e/ou contaminar os solos trazendo perigos para a saúde pública. Portanto, procure uma farmácia mais próxima e.busque informações a respeito da coleta de medicamentos.

FARMÁCIAS PAGUE MENOS:


Brotas

Av. Dom João VI, 476

Itapuã
Av. Aristides Milton, 01

Stela Mares 
Rua Capitão Melo, 35

Nazaré
Av. Joana Angélica, 924

 

FARMÁCIA DROGASIL
 

Barra
Rua Doutora Praguer Froes, 133 – LjB

Graça
Rua Catharina Paraguassu, 02 22ª

Pituba
Av. Paulo VI, 1138 – LJ 02

Pituba
Av. Manoel Dias da Silva, 2249 – Qd 025 – Lt05

 

FARMÁCIA BOMPREÇO

 

Portão
Av Santos Dumont, 7650

Garibaldi
Av Reitor Miguel Calmon, 381

Pituba
Av Antônio Carlos Magalhães S/N

Plataforma
Av. Afranio Peixoto S/N

Rio Vermelho
R Marques Monte Santo, 50

São Gonçalo
R Silveira Martins, 2233

 

DROGARIAS SÃO PAULO

 

Lauro De Freitas
Av Luiz Tarquinio Pontes 2673

Itapuã

Avenida Dorival Caymmi, 71

 

A Fórmula

 

Caminho Das Árvores
Av. Tancredo Neves, 2.915, Loja 1102, SSA Shopping

 

Boa Farma

 

Federação
R Caetano Moura 33, LOJA A

 

 

OBS. Não são recebidos remédios controlados.

 

 

Existe uma variedade muito grande destes resíduos no mundo morderno, tais como celulares, computadores, tablets, equipamentos de medição e controle, eletrodomésticos, entre outros. A composição destes resíduos variam e seus componentes podem causar impactos significativos ao meio ambiente. Desta forma, com o reaproveitamento/reciclagem destes componentes, além de reduzir estes impactos, pode trazer lucros para as organizações, já que muitos deles são valiosos.
Para viabilizar o reuso/reciclagem de resíduos eletroeletrônicos o programa RECICLE JÁ BAHIA, do governo estadual da Bahia, pode recebê-los no endereço abaixo:
 
 
Programa Recicle Já Bahia
Secretaria da Administração - SAEB
Superintendência de Patrimônio - SUPAT
Coordenação do CAB – CCAB
 
 
Tel.: (71) 3116-9410 / 3362-8785
Cel.: (71) 8101-1521 (Claro)
reciclejabahia@gmail.com
www.facebook.com/reciclejabahia